Voluntários atravessam ruas alagadas com água até o joelho para resgatar pessoas de bote em Ilhabela, SP
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Voluntários atravessam ruas alagadas com água até o joelho para resgatar pessoas de bote. Crédito: Jairo Maná e Thiago Lima
Um grupo de voluntários enfrentou ruas alagadas com água até a altura do joelho para resgatar pessoas de bote em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, na noite desta terça-feira (16).
Vídeos gravados por Jairo Maná e Thiago Lima, amigos que saíram juntos para ajudar as pessoas que estavam na enxurrada, mostram a ruas do bairro Perequê tomadas pela água.
Segundo a Defesa Civil, em cerca de três horas choveu o volume esperado para três semanas no Litoral Norte de SP.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Sem ter vazão, a água formou uma enchente com correnteza no arquipélago. Carros foram arrastados pela água e pelo menos dois idosos morreram - um morreu soterrado e o outro morreu arrastado pela enxurrada.
As imagens mostram voluntários enfrentando o alagamento para resgatar pessoas ilhadas com o auxílio de botes - veja vídeo acima.
LEIA TAMBÉM:
Dois idosos morrem durante chuva em Ilhabela; um foi soterrado e o outro arrastado por enxurrada
Temporal provoca alagamentos e deixa carros submersos em Ubatuba
VÍDEO: Forte correnteza arrasta carros por ruas alagadas em Ilhabela
Em outras imagens, o morador Cleiton Rodrigues mostrou pedestres enfrentando a enchente no Perequê para salvas os cachorros e também um grupo de homens ajudando um motorista que teve o carro arrastado pela enchente.
Placas de carros perdidas durante a enchente em Ilhabela.
Alexandre Bezerra dos Santos
Com a força da água, diversas placas de carros se soltaram dos veículos e foram parar nas calçadas. Um açougue no Perequê reuniu dezenas de placas e, agora que a água baixou, está expondo no comércio, para que os donos consigam recuperar as placas.
Outra foto no bairro Perequê mostra a altura que a água chegou pelas marcas que ficaram nos muros de residências. A estimativa é que a enchente tenha chegado a quase 1 metro de altura.
Foto no bairro Perequê mostra a altura que a água chegou pelas marcas que ficaram nos muros de residências
Pedro Melo/TV Vanguarda
As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros seguem atuando nas ruas, para atender as ocorrências e avaliar os danos causados pelo temporal.
Até o momento, o balanço mais recente divulgado pela prefeitura de Ilhabela aponta duas mortes em decorrência do temporal, sem relatos de mais feridos.
Voluntários atravessam ruas alagadas com água até o joelho para resgatar pessoas de bote em Ilhabela
Jairo Maná, Thiago Lima e Cleiton Rodrigues
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina