VÍDEO: Mulher que arrastou cachorro pela coleira com carro em movimento é multada pela polícia
24/10/2025
(Foto: Reprodução) Mulher arrasta cachorro em carro em São José dos Campos (Créditos: Reprodução/Pelo Bem de São José)
Uma mulher de 58 anos foi multada em R$ 3 mil pela Polícia Militar Ambiental após ser flagrada arrastando um cachorro ao lado de um carro em movimento, em São José dos Campos (SP). O caso também é investigado pela Polícia Civil.
Pelas imagens, que são usadas na investigação, é possível ver a mulher dirigindo o veículo pela Avenida Antônio da Costa Nunes, no bairro Campos de São José. No vídeo, ela aparece arrastando o cachorro pela coleira, do lado de fora do veículo em movimento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O caso aconteceu na última sexta-feira (17). No boletim de ocorrência sobre o caso, a mulher foi identificada como Maria Bomfim Clementino de Lima.
O registro aponta que "testemunhas relataram que o carro chegou a passar sobre a pata do animal, que ficou visivelmente ferido e sangrando".
À TV Vanguarda, o advogado de Maria, David Yokoyama, disse que ela buscou o animal na casa do filho e que, devido ao peso, não conseguiu colocá-lo no carro e decidiu cansar o cachorro para que ele pudesse entrar no veículo.
"Ela foi na casa do filho dela, onde o cachorro estava, e foi para dar um banho no cachorro. Ela tentou pegar o cachorro para colocar no carro, porém ele resistiu bastante e, pelo peso do cachorro -- que quando passou na veterinária estava pesando 40 kg --, ela não conseguiu manualmente colocá-lo no carro. Ela pensou que, andando devagar com o carro, o cachorro iria se cansar de fato e iria aceitar subir no carro -- e foi o que aconteceu. O cachorro se cansou e, posteriormente, aceitou", disse.
Mulher arrasta cachorro pela coleira em carro em movimento em São José dos Campos
Divulgação/Polícia Militar Ambiental
Ainda segundo o advogado, a mulher vem recebendo ameaças após o episódio e se arrepende do ato.
"Está arrependida de tudo que ela fez, com toda certeza bastante triste com a situação toda, jamais pensou fazer algo desse tipo, que pudesse prejudicar esse animal. Um animal de família, que sempre foi bem cuidado".
"Ela entende que fez uma prática errada, cometeu um ato errado e impensado. Não foi algo proposital. Ela jamais teve a intenção de machucar aquele cachorro, até pelo tempo que o cachorro está na família, tem mais de 10 anos, um cachorro bem cuidado", acrescentou.
Os policiais ambientais elaboraram um auto de infração ambiental e a mulher foi multada em R$ 3 mil. O cachorro foi encaminhado para um parente da mulher, já que o Centro de Controle de Zoonoses não tinha vaga.
Em nota, a prefeitura informou que o Centro de Controle de Zoonoses está operando perto de sua capacidade máxima e precisa manter vagas disponíveis para acolher animais que oferecem riscos à saúde pública, quando transmitem doença ou estão atacando a população, e não possuem tutor.
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) disse que o caso é investigado no 5º DP de São José dos Campos e que o Centro de Controle de Zoonoses foi acionado sobre a situação.
Mulher arrasta cachorro pela coleira em carro em movimento em São José dos Campos
Reprodução/Pelo Bem de São José
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina