STF forma maioria para ampliar denúncia contra moradora de Taubaté acusada de participar de atos golpistas
28/03/2025
(Foto: Reprodução) Letícia Santos Lima é acusada de participar de ato na Praça dos Três Poderes em janeiro de 2023. STF forma maioria para ampliar denúncia contra moradora de Taubaté acusada de participar de atos golpistas
JN
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para ampliar a denúncia contra Letícia Santos Lima, moradora de Taubaté (SP), acusada de participar dos atos golpistas em Brasília (DF) no dia 8 de janeiro de 2023.
O julgamento virtual de Letícia se encerra nesta sexta-feira, e o relator Alexandre de Moraes e nove ministros votaram a favor de ampliar da acusação. Apenas Nunes Marques se posicionou contra - leia mais abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Letícia responderá por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado. Antes, a denúncia era por incitação ao crime e por associação criminosa.
Letícia é ré no processo do STF e estava em liberdade provisória, mas está foragida após descumprir medidas cautelares, como o uso da tornozeleira eletrônica e se apresentar semanalmente no fórum de Taubaté.
Em vídeo publicado em 2024 nas redes sociais, ela disse que decidiu fugir para a Argentina e pedir asilo político no país vizinho. Veja abaixo:
Foragida, moradora de Taubaté que participou de ato golpista diz estar na Argentina
Voto de Moraes
Em seu voto, o relator Ministro Alexandre de Moraes disse que Leticia invadiu prédios públicos e "participou ativamente" dos atos antidemocráticos.
"A denunciada, conforme narrado na Denúncia, não só participou das manifestações antidemocráticas como também colaborou ativamente para os atos de depredação ocorridos no dia 8/1/2023 contra as sedes dos Três Poderes", apontou Moraes.
Ao g1, a defesa de Letícia disse que só vai se manifestar nos autos do processo.
Leticia Santos Lima, moradora de Taubaté acusada de envolvimento em atos golpistas
Reprodução
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina