Roger Abdelmassih terá novo exame médico para pedido de prisão domiciliar
22/01/2026
(Foto: Reprodução) Roger Abdelmassih cumpre pena na P2, em Tremembé (SP)
Reprodução
Condenado a mais de 173 anos de prisão por estupro de pacientes, o ex-médico Roger Abdelmassih deve passar por uma nova avaliação de saúde para tentar cumprir a pena em prisão domiciliar.
A decisão de analisar o estado de saúde de Abdelmassih foi da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, nesta quarta-feira (21). Ele atualmente cumpre a pena em regime fechado na P2 em Potim, no interior de São Paulo.
Segundo a magistrada, um novo laudo médico-pericial deve ser feito para analisar o atual estado de saúde de Abdelmassih.
Apesar da autorização, a data do exame não foi definida. A Secretaria de Administração Penitenciária também não informou a data.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Quais as diferenças entre a prisão temporária e a preventiva?
Com 82 anos de idade, Roger Abdelmassih pediu à Justiça, no fim do ano passado, a possibilidade de cumprir a pena em sua casa.
O primeiro pedido da defesa do médico foi feito em novembro de 2025, mas, em dezembro, a defesa reforçou o pedido, justificando que um laudo médico aponta risco de 'morte súbita' do detento.
Exames recentes apontam novas obstruções coronarianas significativas e risco elevado de arritmias, com possibilidade de necessidade de implante de marcapasso e morte súbita.
No pedido, a defesa afirmou que o sistema prisional não dispõe de estrutura adequada para atendimento de emergências médicas complexas, especialmente cardiovasculares, e cita relatórios oficiais que indicam a limitação de atendimento hospitalar nas unidades prisionais.
O g1 acionou a defesa de Roger Abdelmassih e aguarda um retorno.
Errata: Inicialmente, o g1 informou que Roger Abdelmassih está detido na P2 de Tremembé. Ele deixou o presídio dos famosos em dezembro e foi transferido para a P2 de Potim, também no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Texto corrigido às 14h27.
Roger Abdelmassih
Fantástico
Condenado por estupro
Roger, que era considerado um dos principais especialistas em reprodução humana no Brasil, foi condenado a prisão em novembro de 2010. Abdelmassih não foi preso logo após ter sido condenado porque um habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça (STJ) dava a ele o direito de responder em liberdade.
O habeas corpus foi revogado pela Justiça em janeiro de 2011, quando ex-médico tentou renovar seu passaporte, o que sugeria a possibilidade de que ele tentaria sair do Brasil. Como a prisão foi decretada e ele deixou de se apresentar, passou a ser procurado pela polícia até ser preso em 2014 no Paraguai.
Em 24 de maio de 2011, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) cassou o registro profissional de ex-médico de Abdelmassih.
Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, no interior de São Paulo
Laurene Santos/TV Vanguarda
Veja mais notícias sobre o Vale do Paraíba e região bragantina
a