Porto de São Sebastião (SP) inicia triagem obrigatória a caminhões em Caraguatatuba
29/10/2025
(Foto: Reprodução) Porto de São Sebastião (SP) inicia triagem obrigatória a caminhões em Caraguatatuba
A nova Área de Apoio Logístico Portuário (AALP) do Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, iniciou as operações nesta quarta-feira (29).
O espaço fica no bairro Pontal de Santa Maria, em Caraguatatuba - vizinha de São Sebastião - e foi criado para organizar a chegada de caminhões.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), que administra o porto, a passagem pela AALP é obrigatória, com necessidade de agendamento prévio das empresas cadastradas.
A estrutura deve fazer a triagem de até 150 caminhões por dia, com capacidade de expansão para 500 veículos no estacionamento.
De acordo com o presidente da CDSS, Ernesto Sampaio, o objetivo é reduzir o congestionamento e o tempo de espera nas vias de acesso ao porto, além de aumentar a previsibilidade logística e diminuir emissões de gases poluentes.
“A iniciativa beneficia tanto os caminhoneiros, dando mais conforto a eles, quanto a população local, que perceberá menor circulação de veículos pesados dentro da cidade [de São Sebastião]”, afirma.
Um investimento privado de R$ 10 milhões foi feito pela empresa Serramar Industrial Imobiliária Ltda (Serveng), contratada para a operação.
O custo de uso do pátio será pago mensalmente pelas transportadoras credenciadas, sem qualquer despesa pública.
Área de Apoio Logístico Portuário, em Caraguatatuba
Divulgação/Serveng
Como é a Área de Apoio
Batizado de Centro de Triagem Serramar, o espaço ficará no bairro Pontal de Santa Marina, ao lado de um shopping e de um supermercado atacadista.
A estrutura de 32 mil metros quadrados conta com estacionamento, banheiros, refeitório e área de descanso, com monitoramento 24 horas.
O credenciamento do pátio foi autorizado por uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no fim de setembro.
Leilão do porto de São Sebastião é previsto para março de 2026
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina