População indígena tem crescimento de 36,3% no Vale do Paraíba, aponta Censo
24/10/2025
(Foto: Reprodução) Censo identifica novas etnias e línguas indígenas
Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (24), mostram que o número da população indígena no Vale do Paraíba cresceu 36,3%.
Segundo os dados divulgados, o número do último Censo aponta que 3.009 pessoas se declararam indígenas nas 39 cidades do Vale do Paraíba.
No Censo anterior, de 2010, os dados do IBGE apontavam um total de 2.208 moradores no grupo -- 801 a menos do que o atual.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Imagem de arquivo mostra mãe e crianças indígenas
Rovena Rosa/Agência Brasil
Entre as cidades, São José dos Campos segue concentrando o maior número de indígenas na região do Vale do Paraíba, com 629 moradores. Em 2010, eram 473 pessoas.
Número de indígenas no Vale do Paraíba
Dados do Brasil
Segundo o levantamento, o Brasil tem 391 etnias, 86 mais que as 305 registrada em 2010 (do 1,7 milhão de pessoas indígenas no Brasil, cerca de 1,2 milhão declararam sua etnia). Já o número de línguas indígenas foi de 274 para 295.
🔍 Para a pesquisa, etnia indígena é uma comunidade humana identificada por afinidades linguísticas, culturais e sociais.
Segundo o IBGE, o crescimento de povos e de línguas está decorre de mudança na forma como o Censo coleta e analisa essas informações e de um maior sentimento de autoafirmação entre os indígenas.
Veja no mapa abaixo quantas etnias e línguas indígenas há em sua cidade:
Indígena da aldeia Boa Vista, em Ubatuba (SP)
Wendell Marques/Divulgação
Indígenas da aldeia Renascer, em Ubatuba
Renascer Ywyty Guaçu
Crianças indígenas na aldeia Boa Vista, em Ubatuba (SP)
Wendell Marques/Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina