Medalhista olímpico João do Pulo é incluído em livro de aço de Heróis da Pátria
28/03/2025
(Foto: Reprodução) Lei que inclui o atleta de Pindamonhangaba (SP) no livro foi sancionada nesta sexta-feira (28), em São Paulo, pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB). Ele faleceu em 1999. João do Pulo, atleta brasileiro nos Jogos de Moscou
Agência AFP
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), sancionou, na tarde desta sexta-feira (28), a lei que coloca João do Pulo no rol de personalidades que tiveram papel fundamental na construção do país.
A cerimônia aconteceu em São Paulo nesta sexta-feira e contou com a presença de familiares do esportista.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O livro fica dentro de um memorial na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e traz, em páginas de aço, o nome de pessoas que dedicaram parte da vida ao país, como, por exemplo, o escritor Machado de Assis e a pediatra e sanitarista, Zilda Arns.
Natural de Pindamonhangaba (SP), João Carlos de Oliveira foi um atleta que fez história no salto em distância, representando o Brasil. Agora, ele figura no livro dos Heróis da Pátria.
Lei que coloca João do Pulo no rol de personalidades com papel fundamental na construção do país é sancionada
João Mota/TV Vanguarda
Em 1975, nos Jogos Pan-Americanos do México, João do Pulo conquistou a medalha de ouro depois de saltar 17,89 metros – um recorde mundial no salto triplo que superou em quase meio metro à marca anterior. Ele também levou o ouro no salto em distância.
Nas Olimpíadas, João conquistou uma medalha de bronze em Montreal, em 1976. Ele também conquistou outros pan-americanos enquanto atuava no esporte.
Anos depois, em 1981, ele teve parte da perna direita amputada após um acidente grave de carro. Foi eleito deputado estadual em 1986 e 1990, tendo morrido em 1999.
João do Pulo
Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina