Litoral Norte de SP tem risco alto para deslizamentos de terra e alagamentos, aponta Cemaden
25/11/2025
(Foto: Reprodução) Previsão do tempo: alerta de temporais para grande parte do Brasil
As quatro cidades do Litoral Norte de SP seguem em alerta para o risco de deslizamentos de terra, alagamentos e outros transtornos em decorrência da chuva, nesta terça-feira (25).
Caraguatatuba chegou a receber um alerta extremo da Defesa Civil, na noite desta segunda (24), apontando que o acumulado de chuva elevado provocava risco de deslizamentos de terra na cidade.
O alerta saltou na tela dos celulares no período da noite, orientando sobre o perigo e indicando que os moradores deveriam buscar abrigo em áreas seguras. Veja:
Alerta extremo em Caraguatatuba.
Guilherme Ferraz/TV Vanguarda
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O novo sistema de alerta de desastres do governo federal começou a funcionar no fim de 2024. A partir da localização dos celulares, a Defesa Civil de cada estado envia a mensagem de acordo com o nível de risco para enchentes, deslizamentos e outros desastres relacionados à chuva - saiba mais clicando aqui.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), não é apenas a cidade de Caraguatatuba que está em situação de alerta: as quatro cidades do Litoral Norte estão no painel de monitoramento do órgão.
De acordo com o Cemaden, as piores situações são em Ubatuba e Caraguatatuba, cidades que foram classificadas na cor laranja, que aponta alto risco para deslizamento de terra e alagamento. Já Ilhabela e São Sebastião têm a cor amarela, de risco moderado.
O órgão faz acompanhamento em tempo real das cidades para monitorar a situação e fica em contato com a Defesa civil dos municípios para direcionar ações de emergência.
O risco de transtornos é elevado por causa do volume de chuva das quatro cidades. Em Ubatuba, por exemplo, em 48h a cidade está quase atingindo o volume de chuva previsto para o mês todo. Isso porque a estação do Cemaden que fica no bairro Tenório registrou 243 milímetros de chuva nas últimas 48 horas. A média prevista para todo o mês de novembro é 263 mm.
Até o momento, em Caraguatatuba, o pior ponto é o da Fazenda Serra Mar, com 165 mm.
Já em São Sebastião, a chuva ficou mais constante também na Costa Sul, que tinha ficado de fora dos grandes acumulados do primeiro dia de chuva. Barequeçaba é o bairro que tem o maior acumulado da cidade: 109 mm.
Em Ilhabela, o acumulado de chuva aponta 112 mm na estação do bairro Barra Velha.
Acumulado de chuva nas últimas 48h:
Ubatuba 243 mm
Caraguatatuba 165 mm
São Sebastião 109 mm
Ilhabela 112 mm
Média para o mês de novembro: 263 mm.
Entre a noite desta segunda e a manhã de terça-feira, a chuva intensa com rajadas de vento deixou uma residência alagada em Caraguatatuba e causou quatro quedas de árvores. Ninguém ficou ferido em nenhuma das ocorrências.
De acordo com a Defesa Civil Municipal de Ubatuba, nenhuma escola da cidade permanece com as aulas suspensas nesta terça-feira. O tempo amanheceu firme na cidade e apenas trabalhos de monitoramento estão sendo mantidos.
Não há informações sobre estragos nas demais cidades.
Litoral Norte em alerta no painel do Cemaden
Reprodução/Cemaden
Chuva causa prejuízos em Ubatuba e Caraguatatuba
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina