Justiça valida acordo para retomada de obra de supermercado na Zona Oeste de São José dos Campos, SP
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Decisão foi tomada nesta quarta-feira (2) e autoriza empreiteira a utilizar 16% do terreno para construir o supermercado. A obra foi paralisada em 2023, após o MP-SP alegar que o empreendimento avançaria sobre uma Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Paraíba do Sul. Obra de mercado em São José dos Campos segue paralisada
g1
A Justiça validou, nesta quarta-feira (2), um acordo firmado para liberar a retomada da construção de um supermercado no bairro Urbanova, na Zona Oeste de São José dos Campos (SP).
A obra foi paralisada em 2023, após o Ministério Público de São Paulo entrar com uma ação na Justiça, alegando que o empreendimento avançaria sobre uma Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Paraíba do Sul - leia mais abaixo.
Na decisão desta quarta, a juíza Laís Helena de Carvalho Scamilla Jardim, da 1ª Vara da Fazenda Pública de São José dos Campos, acolheu o acordo firmado entre o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a CABEF Empreendimentos, responsável pela obra do supermercado Oba Hortifruti.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O acordo foi apresentado pelo MP-SP em abril deste ano e determina que a empresa poderá usar apenas 16% do terreno, o que corresponde a 5.018,63 metros quadrados. As obras deverão ser concentradas fora da área de preservação permanente.
Outro ponto estabelecido no acordo é que os outros 84% do terreno deverão ser restaurados com vegetação nativa. O plano de recuperação deve ser aprovado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Como compensação ambiental, a CABEF deverá plantar mudas nativas em 3,5 hectares de área indicada pela Prefeitura e aprovada pelo MP ou pagar R$ 216,6 mil ao fundo ambiental.
Esse plano de recuperação deve ser apresentado em até 90 dias, contados a partir da homologação do acordo.
Ao g1, a Cetesb informou que precisa analisar o plano de recuperação. Já a Prefeitura de São José dos Campos disse que não vai comentar o assunto.
O g1 acionou também a rede de supermercados OBA, a construtora CABEF Empreendimentos e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP). A reportagem será atualizada assim que as partes se manifestarem.
Obra de mercado em São José dos Campos segue paralisada
g1
Paralisação
Em junho de 2023, as obras de construção do supermercado foram paralisadas após o MP apontar que a construção avançava pelo Rio Paraíba do Sul. À época, o MP citou dois argumentos.
O primeiro envolve um parecer técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que autorizou a obra.
No entendimento do MP e da Justiça, no entanto, esse parecer só pode ser concedido para áreas de ocupação de interesse social, que não é o caso do local onde o supermercado está sendo construído.
No segundo argumento, o Ministério Público alegou que a obra não considera áreas como parte do rio, como sedimentos e macrófitas, resultando numa medição incorreta da largura do rio, podendo causar potenciais danos ambientais à região.
Com base nos apontamentos, o juiz concedeu a liminar para paralisação da construção sob multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Desde então, a obra ficou parada.
Justiça determina paralisação de obra de supermercado no Urbanova em São José dos Campos
Obra de mercado em São José dos Campos segue paralisada
g1
Veja mais notícias sobre o Vale do Paraíba e região bragantina