Homem acusado de estuprar e matar babá é levado a júri popular nesta terça (9), em São José dos Campos
09/12/2025
(Foto: Reprodução) Maria de Fátima Luiz de Castilho, de 59 anos, foi morta em São José dos Campos.
Arquivo pessoal
O homem acusado de matar e violentar sexualmente a babá Maria de Fátima Luiz de Castilho, de 59 anos, foi levado a júri popular nesta terça-feira (9), em São José dos Campos (SP).
Segundo o Tribunal de Justiça de SP, o júri do réu Alexandre Ferraz Faustino começou às 10h desta terça, no Fórum de São José dos Campos.
Até o meio-dia, duas testemunhas foram ouvidas e o réu já tinha sido interrogado. O júri continuava em andamento, na fase de debates.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com a investigação da polícia e a denúncia feita para a Justiça, Alexandre Ferraz Faustino é acusado de ter estuprado a babá no momento em que ela saia para trabalhar, depois ter matado a mulher e tentado carbonizar o corpo dela.
VIDEO mostra mulher saindo de casa para trabalhar antes de ser encontrada morta
O delegado responsável pelo caso disse que o réu fez um exame para verificar se havia insanidade mental, mas, segundo os peritos, ele é são, com as capacidades de entendimento preservadas.
A expectativa é que o júri seja concluído ainda nesta terça-feira.
O g1 tenta localizar a defesa do réu. A reportagem será atualizada caso os advogados se manifestem.
Mulher de 59 anos foi encontrada morta em São José dos Campos
Rauston Naves/TV Vanguarda
Relembre o caso
Maria de Fátima Luiz de Castilho, de 59 anos, saiu de casa pela última vez para trabalhar, na manhã do dia 28 de abril, de 2023. Minutos depois, ela foi encontrada morta em São José dos Campos.
Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostrou os últimos momentos de vida de Maria. No vídeo, a babá aparece saindo do condomínio em que morava, na Avenida Vicente Brandão Ferreira, no bairro Jardim Santa Luzia, por volta das 5h.
Moradores que ouviram gritos por volta das 5h acionaram a Polícia Militar. Segundo o boletim de ocorrência, no local, policiais encontraram o corpo da trabalhadora.
A vítima foi encontrada morta e com suspeita de ter sofrido violência sexual por volta das 5h50, em uma área de mata próxima ao condomínio. Há sinais de que o assassino também tentou carbonizar o corpo de Maria.
Segundo a Polícia Civil, a prisão do suspeito Alexandre Ferraz Faustino aconteceu no dia 12 de julho de 2023, no bairro Santa Julia. O homem está preso desde então.
Maria de Fátima Luiz de Castilho, de 59 anos, foi morta em São José dos Campos.
Arquivo pessoal
Veja mais notícias sobre o Vale do Paraíba e região