Funcionários encerram greve na Gerdau de Pindamonhangaba
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Funcionários encerram greve na Gerdau de Pindamonhangaba
Rauston Naves/TV Vanguarda
Os funcionários da fábrica da Gerdau em Pindamonhangaba decidiram encerrar a greve na manhã desta terça-feira (16).
A greve havia sido iniciada na segunda (15), após a Gerdau anunciar que pretende encerrar um setor que conta com cerca de 400 funcionários.
Em assembleia no segundo dia do protesto, no entanto, os trabalhadores aceitaram uma proposta da empresa produtora de aço e decidiram encerrar a greve. Eles voltaram ao trabalho em seguida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, que defende a categoria, o número de demissões com o fechamento do setor será reduzido de 400 para 200 funcionários, que receberão benefícios especiais.
Além disso, ficou definido que todos os funcionários receberão um aumento de 50% no valor do vale alimentação, além de reajuste salarial a partir de janeiro do ano que vem.
O g1 acionou a Gerdau e aguarda uma posição.
Início da greve
A greve havia sido iniciada nesta segunda-feira (15), após a Gerdau anunciar que pretende encerrar um setor que conta com cerca de 400 funcionários na fábrica de Pindamonhangaba.
Fim da produção de cilindros gera greve na Gerdau, em Pindamonhangaba
O Sindicato dos Metalúrgicos explicou que as demissões seriam consequência do fechamento deste setor, que fabrica cilindros.
Em nota ainda na segunda-feira (15), a empresa produtora de aço confirmou que vai encerrar o setor até dezembro e que a decisão "reflete o cenário desafiador da indústria nacional do aço em função da entrada excessiva de aço importado", além da estratégia em focar em ativos com maior rentabilidade.
Atualmente, a fábrica de Pindamonhangaba da Gerdau contra com 2 mil funcionários diretos e 400 terceirizados.
Fábrica da Gerdau de Pindamonhangaba
Divulgação/Prefeitura de Pindamonhangaba
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina