Funcionários de empresa de ônibus fazem paralisação em São José dos Campos
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Greve no transporte público de São José dos Campos
Andressa Lorenzetti/TV Vanguarda
Os funcionários de uma das empresa do transporte público municipal de São José dos Campos fazem uma paralisação nesta quinta-feira (8).
De acordo com o sindicato que representa a categoria, todas as linhas da empresa Saens Peña estão paralisadas por conta de um atraso no pagamento dos salários dos funcionários.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Por conta da paralisação, diversos usuários do transporte público de São José foram afetados, já que a empresa atende cerca de 60 mil passageiros na cidade.
No Terminal Central (Rodoviária Velha), passageiros que precisavam dos ônibus para irem ao trabalho durante a manhã afirmam que foram pegos de surpresa com a paralisação.
"Cheguei 7h e já estava faltando ônibus. O pessoal comentou que está parado desde as 5h", afirmou a doméstica Rosana Crepaldi.
"Quando eu cheguei no terminal que fiquei sabendo. Vi essa muvuca. Me pegou de surpresa. Agora é esperar. Seja o que Deus quiser a hora que vou chegar (no trabalho)", disse a babá Alexsandra de Marins.
Greve no transporte público de São José dos Campos
Andressa Lorenzetti/TV Vanguarda
No início da tarde, o número de passageiros esperando pelos ônibus da Saens Peña era menor do que em relação ao período da manhã.
De acordo com a Prefeitura de São José, isso aconteceu porque os ônibus das duas outras empresas que integram o transporte público da cidade - a Maringá e a Joseense - foram remanejados para atender as linhas afetadas e minimizar os prejuízos.
No site da prefeitura há a informação que, das 103 linhas do transporte público de São José, 34 são da Saens Peña, que atende principalmente as regiões oeste e norte.
O que dizem os envolvidos?
Procurada pela reportagem, a empresa Saens Peña afirmou apenas que não vai se pronunciar neste momento.
A Prefeitura de São José dos Campos informou que o sindicato responsável pela categoria "não comunicou oficialmente com antecedência sobre a paralisação, conforme determina a legislação, prejudicando a população que precisa do transporte público".
A prefeitura informou ainda que acompanha a situação e que vai notificar o sindicato e a empresa pela paralisação.
O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, por sua vez, confirmou a paralisação por conta da falta de pagamento do salário e comunicou que "o retorno das atividades só ocorrerá após a regularização imediata do pagamento".
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina