Finados: horários e expectativa de visitação nos cemitérios de São José, Taubaté e Jacareí
31/10/2025
(Foto: Reprodução) Finados em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
O Dia de Finados será celebrado neste domingo (2). São José dos Campos, Taubaté e Jacareí - as três cidades mais populosas do Vale do Paraíba - prepararam esquemas especiais nos cemitérios municipais para a data.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Confira abaixo as informações de casa cidade:
São José dos Campos
Os cincos cemitérios públicos de São José terão operações diferentes para este domingo de Finados. Veja os horários de funcionamento de cada um deles:
Cemitério Maria Peregrina (Santana): 7h às 18h
Cemitério Distrital Eugênio de Melo: 7h às 18h
Cemitério Colônia Paraíso (Morumbi): 7h às 18h
Cemitério Padre Rodolfo de Komorek (Centro): 6h às 18h
Cemitério José Ribeiro de Souza (São Francisco Xavier): 7h às 18h
Haverás missas nos cinco cemitérios:
Cemitério Maria Peregrina: 8h, 10h e 16h
Cemitério Distrital Eugênio de Melo: 8h e 15h
Cemitério Colônia Paraíso: 8h, 10h, 12h e 16
Cemitério Pe. Rodolfo de Komorek: 7h, 9h, 11h e 16h
Cemitério José Ribeiro de Souza: 9h
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Nos cemitérios do Centro e de Santana, haverá música sacra. A Orquestra Splendor (maestro Isaías dos Santos Hilário) fará as apresentações às 10h (Centro) e às 15h (Santana).
Todos os cemitérios receberam serviços de manutenção durante o mês de outubro para receber os visitantes. Segundo a prefeitura, são esperadas cerca de 50 mil pessoas ao todo.
Ainda de acordo com a prefeitura, a Urbam usa um sistema de buscas online pelas sepulturas para evitar a permanência em filas nos cemitérios.
Ao digitar o nome do sepultado em qualquer um dos cemitérios públicos deste link, é possível saber em qual cemitério está o jazigo e a localização exata.
“O recurso propicia que o munícipe saia de casa previamente informado sobre o local a ser visitado, evitando a permanência em filas”, explica a prefeitura.
Agentes da Mobilidade Urbana atuarão na região dos cemitérios para orientar o trânsito, e a Guarda Civil também estará de plantão para garantir segurança.
Taubaté
Os dois cemitérios de Taubaté também vão funcionar em horário estendido neste domingo (2): das 6h30 às 17h30, sem interrupção. Segundo a prefeitura, 25 mil pessoas devem visitar os cemitérios municipais, sendo 20 mil no do Belém e 5 mil no de Quiririm.
Os locais receberam diversos serviços de manutenção nos últimos dias, como capina, roçada e pintura de guias.
A prefeitura orientou os moradores da cidade em relação às flores, por conta de uma preocupação com o mosquito da dengue.
“A administração dos cemitérios solicita que os visitantes deem preferência às flores artificiais; evitem recipientes que acumulem água; retirem as embalagens de plástico, que normalmente acompanham os vasos, antes de deixá-los no local; e levem vasos com furos na parte inferior para permitir a vazão da água”, publicou a prefeitura.
Jacareí
Em Jacareí, os dois cemitérios da cidade - Campo da Saudade, no Avareí, e Jardim da Paz, no Parque Santo Antônio, funcionarão das 7h às 17h.
No Cemitério Campo da Saudade, serão realizadas missas às 8h, 10h e 16h. Já no Cemitério Jardim da Paz, as missas serão celebradas às 7h, 9h, 11h e 16h.
Durante a semana, os cemitérios receberam mutirão das equipes da Secretaria de Infraestrutura, com reforço na pintura, poda, limpeza e capina.
Haverá esquema especial no trânsito da cidade por conta da data.
A principal interdição será na avenida Avareí, no trecho entre as ruas São Vitorino e Consolação. Os ônibus que circulam nessas vias serão desviados, pela avenida Faria Lima, no sentido Dutra/Bairro.
Já no sentido Centro, o desvio será pelas ruas João da Cruz Mariano, Celso Moreira de Almeida e trecho da avenida Faria Lima.
A rua Olinda Mercadante terá reforço de sinalização nos pontos proibidos, para fluidez do trânsito e segurança dos pedestres. Os motoristas devem procurar a área de recuo do cemitério para estacionar os veículos.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina