Defesa Civil faz vistoria em áreas afetadas em Ilhabela nesta quinta-feira, após temporal
18/12/2025
(Foto: Reprodução) Ilhabela ainda sofre com estragos causados por temporal
A Defesa Civil do Estado de São Paulo faz, nesta quinta-feira (18), vistorias técnicas nas áreas afetadas pelas fortes chuvas em Ilhabela, no Litoral Norte. O arquipélago foi atingido por um forte temporal e dois idosos morreram. Segundo a prefeitura de Ilhabela, 120 pessoas estão desalojadas na cidade.
O órgão estadual disse que uma equipe será enviada ao município para auxiliar no mapeamento dos danos e na elaboração do plano de recuperação das regiões atingidas.
Também nesta quinta-feira (18), um caminhão com materiais de ajuda humanitária da Defesa Civil estadual e do Fundo Social de São Paulo segue para Ilhabela, com o objetivo de apoiar as famílias impactadas.
Em Ilhabela, local mais impactado, foram registrados 69 milímetros em três horas, volume correspondente a cerca de 10 dias de chuva. No Litoral Norte como um todo, choveu o volume médio previsto para três semanas no mesmo período, isso nas quatro cidades.
LEIA TAMBÉM
Chuva em Ilhabela: quem eram os idosos mortos em deslizamento e enxurrada
Prefeitura de Ilhabela confirma 120 desalojados após temporal que deixou dois mortos
Ilhabela foi atingido por forte temporal na noite de terça-feira.
Reprodução/TV Vanguarda
Os dois idosos que morreram, em Ilhabela, foram identificados. Artemio Guedes, de 78 anos, estava fechando o portão de casa quando foi atingido pelos escombros do muro e pela lama.
Angelo Ricardo Repetto, de 84 anos, foi arrastado pela correnteza na Avenida Faria Lima, no bairro Água Branca, devido à elevação das águas de uma cachoeira.
Ainda no arquipélago, a água chegou na altura dos joelhos, com uma correnteza se formando em ruas residenciais, carros sendo arrastados pela água e pessoas precisando serem resgatadas de botes.