Defesa Civil emite 'alerta severo' para risco de chuva forte com raios e ventania no Litoral Norte de SP
31/12/2025
(Foto: Reprodução) Defesa Civil emite 'alerta severo' para risco de chuva forte com raios e ventania no Litoral Norte de SP
Bruna Capasciutti/TV Vanguarda
Durante a chuva que atingiu o Litoral Norte de SP na manhã desta quarta-feira (31), os moradores de Caraguatatuba e Ubatuba receberam o alerta de celular da Defesa Civil informando sobre risco severo para as cidades em decorrência da chuva.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A mensagem "alerta severo" apareceu nos celulares às 11h19 junto com um som agudo e vibração. No texto, a Defesa Civil informou: "Chuva forte entre Caraguatatuba e Ubatuba. Tem raios e vento. Atinge municípios vizinhos. Tenha cuidado nas próximas horas. Busque abrigo".
Defesa Civil emite 'alerta severo' para risco de chuva forte com raios e ventania no Litoral Norte de SP
João Mota/TV Vanguarda
O alerta foi desenvolvido pelo governo federal para sinalizar riscos de desastres e orientar a população. Os alertas usam a tecnologia “cellbroadcast” e "saltam" na tela do celular, sobrepondo-se a qualquer conteúdo que esteja sendo exibido no momento - leia mais abaixo.
Todas as 46 cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte de SP e região bragantina estão em situação de alerta por causa da chuva. Segundo a Defesa Civil de SP, há previsão de chuvas intensas pelo menos até domingo (4).
Defesa Civil alerta que chuvas intensas podem provocar alagamentos e deslizamentos na região na semana do Ano Novo
Cellbroadcast: saiba como ativar as notificações de alerta severo da Defesa Civil
Por causa do volume de chuva, o solo pode ficar encharcado, provocando risco de transbordamento de rios, alagamentos e deslizamentos, por exemplo.
Em caso de emergências, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Tecnologia de alerta
O novo sistema de alerta de desastres do governo federal começou a funcionar no fim de 2024. A partir da localização dos celulares, a Defesa Civil de cada estado envia a mensagem de acordo com o nível de risco para enchentes, deslizamentos e outros desastres relacionados à chuva.
O recebimento do aviso não depende de um cadastro do usuário. Além de não precisar de cadastro, o alarme sonoro funciona até mesmo em celulares no modo silencioso e só sai da tela se o usuário mostrar que leu a mensagem, em uma tecnologia chamada “cellbroadcast”.
Para receber o sinal, é preciso ter um celular comprado depois de 2020 – cujos modelos já são compatíveis com a tecnologia – e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras - saiba mais sobre a tecnologia clicando aqui.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina