Consórcio com FGTS movimenta quase R$ 1 bi em cinco anos
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Nos últimos cinco anos (2020-2024), 17.380 trabalhadores consorciados utilizaram o FGTS para antecipar parcelas, quitar débitos, fazer lances ou complementar créditos no consórcio imobiliário. O total movimentado ultrapassou R$ 995,6 milhões, quase R$ 1 bilhão aplicado nessa modalidade.
Em 2024, o uso do FGTS chegou a R$ 265,8 milhões, representando um aumento de 29,6% em relação a 2023. Comparado a 2020, esse crescimento alcançou 60,1%, demonstrando a consolidação dessa alternativa junto ao público trabalhador - consorciado.
A maior parte desses recursos (67%) foi destinada à aquisição de imóvel pronto, com R$ 178,8 milhões utilizados para esse fim em 2024, avanço de 60,1% em relação ao ano anterior. Deste montante 26,5% foram para oferta de lance, e 73,5% para a complementação da carta de crédito.
Outras destinações relevantes do FGTS no ano: 20,2% para amortização do saldo devedor, 7,2% para liquidação e 5,6% para aquisição de imóvel em construção.
Em números de pessoas, foram 3.749 trabalhadores consorciados que utilizaram o FGTS em 2024, um aumento de 12,5% sobre 2023, e de 10,1% em comparação a cinco anos atrás. Desses, 46,5% destinaram o FGTS à aquisição de imóvel pronto, 39,3% à amortização, 9,1% à liquidação, e 5,1% à aquisição em construção.
A trajetória mostra que o uso do FGTS no consórcio de imóveis remonta aos primeiros grupos criados nos anos 1990. As regras foram gradualmente ampliadas: em 2002, passou a permitir ofertas de lance; e em 2009, com a lei 12.058, foi autorizada a utilização em amortização, liquidação ou pagamento de parte das prestações.
Diante desse avanço, torna-se ainda mais importante contar com empresas que traduzam essa modalidade em soluções acessíveis e confiáveis para os consumidores.
Referência nacional no segmento de consórcio, a Porto Vale destaca-se por oferecer soluções inteligentes para quem busca realizar seus projetos de forma planejada e segura. Maior corretora da rede Porto Seguro no Brasil, com mais de 20 anos de experiência, combina atendimento humanizado e cobertura nacional para apoiar o cliente em cada etapa da jornada.