13° salário vai cair antes em 2025; veja quanto vai receber e dicas sobre como gastar melhor o dinheiro
24/11/2025
(Foto: Reprodução) Economista dá dicas do que fazer com o 13º salário
Contas, presentes, festas... o 13º salário costuma ser um alívio no fim do ano. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista da região, o pagamento do benefício deve injetar cerca de R$ 2,7 bilhões na economia do Vale e do Litoral.
Mas é preciso ter atenção ao usar o dinheiro extra no fim do ano. Por isso, o g1 ouviu economistas que sugerem estratégias para usar a verba extra com responsabilidade. Para eles, a prioridade deve ser quitar dívidas. Veja as dicas:
Priorizar dívidas de juros altos: Pendências de cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos pessoais, que têm as maiores taxas
Organizar as despesas futuras: IPVA, IPTU, matrícula escolar, seguro e outras contas típicas do começo do ano
Investir uma parte: Aplicar uma parte do valor em investimentos ou até na poupança para criar uma reserva para emergências
Limitar os gastos: Separar uma parte para lazer e festas, e evitar compras parceladas
"A entrada do 13º (salário) é uma oportunidade de organização ou de reorganização das contas. A primeira recomendação é estabelecer prioridades. Se há alguma conta em atraso, ou problema com inadimplência, esse é o momento para conseguir o melhor desconto e ir direto no credor para conseguir quitar essa dívida ou minimamente fazer algum abatimento", explica a economista e professora da FGV Carla Beni.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Calculadora do g1 mostra quanto cada trabalhador deve receber:
Regras do 13º salário
O 13º salário é pago a trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS. O valor é proporcional aos meses trabalhados no ano e leva em conta salário bruto, adicionais e médias de horas extras e comissões.
Neste ano, a primeira parcela deve ser paga até sexta-feira (28) - isso porque o dia 30 de novembro cai em um domingo - , e a segunda, até 20 de dezembro.
13° salário vai cair antes em 2025
Jornal Nacional/ Reprodução